Buscar
  • Karen Giraldi

Dos grandes espetáculos para a sua LIVE: ROTEIRO

Atualizado: Jun 25

Preciso criar um roteiro para a minha LIVE? O isolamento fechou os palcos tradicionais mas também criou novos palcos nos lares de muita gente: as lives! Principalmente para quem precisou levar seu negócio pro mundo digital. Sabia que tem muita coisa do mundo mágico do teatro que pode ajuda no seu próprio vídeo?

As LIVES se tornaram mais frequentementes a partir de março de 2020. Começamos a ver apresentações de bandas famosas mas também tivemos a internet invadida por gente comum, como eu e você. O que mudou? Com o isolamento, muitas pessoas precisaram se comunicar dentro de suas próprias casa para manter e ampliar seus negócios físicos e digitais.


Nessa nova onda, na qual eu também estou surfando, utilizo diversas práticas que utilizo nos palcos dos grandes espetáculos. Nesta postagem o assunto é: ROTEIRO.


ROTEIRO

Depois da audição (o teste onde o elenco é escolhido pela equipe do espetáculo), recebemos os roteiros. Esse é o nosso 1º contato com o mundo que iremos ajudar a criar. A partir dele construímos o personagem, conhecemos a sequência da história e das emoções. Quando temos as palavras escritas no papel, nossa imaginação começa a dar pequenas pistas do que pode ser criado. E, com ajuda desta base, tudo começo a nascer.


No ambiente digital, temos diversos tipos de ferramentas para nos comunicar via vídeo. No Instagram, temos:


FEED: No FEED, também conhecido como mural, podemos postar vídeos curtos e longos, disponíveis enquanto o criador permitir;


STORIES: Nos STORIES cada inserção de vídeo tem 15 segundos de duração e ficam disponíveis por 24 horas. Aqui tanto um vídeo bem planejado quanto algo no improviso, funcionam muito bem;


REELS: Vídeos curtos com até 30 segundos que, como o FEED, ficam disponíveis enquanto o criador permitir, apresenta funcionalidades para inserir textos e efeitos, e permite participar de um REEL feito por outra pessoa;


LIVES: As Lives podem ter duração de 1 hora ou até mais para contas liberadas pelo Instagram. O criador pode deixar o vídeo salvo no FEED ou deletar da plataforma. A LIVE é poderosíssima para estreitar o relacionamento e fazer com que as pessoas confiem mais na marca. Afinal:

Quem sabe, faz ao vivo. (ôloco, meu)

Por isso, para arrasar na LIVE e aproveitar o momento para se conectar com sua audiência, é preciso um planejamento. E aqui entra o nosso amado ROTEIRO.


Quando decidimos fazer uma LIVE, temos uma ideia do conteúdo que iremos falar. Porém, nossa mente é tão complexa que a impressão que temos é que por dominar um assunto é só colocar pra fora que o outro vai entender: "Afinal, é só tirar da minha cabeça". sqn


Tudo faz sentido nas nossas cabeças porque é formada uma rede de conhecimentos que unem diversos mundos. Agora, o amiguinho que está te assistindo tem outra rede de conhecimentos. Então é preciso criar os passos para que a pessoa acompanhe o trajeto dos seus conhecimentos. É o que estou fazendo, por exemplo, neste artigo de BLOG. Estou reorganizando os meus pensamentos em início, meio e fim, para que você consiga acompanhar o caminho mesmo nós tendo histórias tão diferentes.


A mágica de você sentar e escrever, ou seja, colocar pra fora seus conhecimentos, te obrigada a criar uma sequência. Eu não quero dizer que você precisa escrever todas as palavras tim-tim por tim-tim que irá falar. Mas sim, criar tópicos que o ajude a lembrar a sequência e ajudar as pessoas a compreenderem também!


Parece complicado? Vou colocar aqui abaixo uma ideia de roteiro:


  • 1º Saudação, apresentação e resumo do que será falado: tópicos 1, 2 e 3

  • 2º Aprofundamento do tópico 1

  • 3º Aprofundamento do tópico 2

  • 4º Aprofundamento do tópico 3

  • 5º Resumo final: falamos sobre o tópico 1, 2 e 3

  • 6º CTA = Call to Action (Sigla para Chamada pra Ação, em inglês)


Quanto menos palavras você colocar no seu tópico, mais ágil será sua performance! Se eu fosse criar uma LIVE para falar sobre ROTEIRO, seguindo a sequência listada aqui no post, ficaria assim:


  • 1º Olá! Eu sou a Karen Giraldi, atriz de espetáculos musicais e vim aqui falar pra vocês a importância do ROTEIRO na vida do ator e na SUA LIVE! Vou te explicar os tipos de contato por vídeo no Instagram, explicar o por quê que você também precisa criar um roteiro e te dar uma ideia de roteiro.

  • 2º FEED, REELS, STORIES e LIVES

  • 3º Ideias bagunçadas na cabeça

  • 4º Ideia de roteiro com 6 passos

  • 5º Exemplo do roteiro deste BLOG versão para LIVE

  • 6º CTA para outro artigo do BLOG que podem se interessar


Com esses passos mais ou menos definidos, fica mais fácil não se perder e o momento da sua LIVE não parece mais tão complicado! Por isso, lembre-se de organizar uma sequência lógica para seus conhecimentos sejam compreendidos pelo seu público.


Você sabia que o ENSAIO também é importante? Leia mais no artigo deste link.


#marketingdigital #lives #comocriarroteiro


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
marca_BLOG_edited.png