Buscar
  • Karen Giraldi

Dos grandes espetáculos para a sua LIVE: ENSAIO

Atualizado: Jun 23

"Eu preciso ensaiar pra fazer LIVES? Qual é a importância dos ensaios dos espetáculos e por que é importante pra LIVE que faço da minha casa?" Leia o post e descubra se pode te ajudar.

Espetáculos precisam de muito ensaio?

Ahhh, os ensaios. Assim que recebemos o ROTEIRO, como explicado neste artigo, lemos várias e várias vezes todo o texto para nos ambientarmos no assunto daquela nova realidade, ainda mais porque não seremos nós, mas sim, um personagem. O próximo passo é transmitir tudo para o corpo utilizando a voz e a movimentação. Quanto mais áreas da arte envolvidas, mais ensaios são necessários para treinar cada uma delas e juntar no espetáculo final.


Por exemplo, em espetáculos de teatro musical, são necessários ensaios de dança, ensaios de cena (interpretação com os colegas) e ensaios de canto (com a banda ou orquestra). O tempo de preparo para espetáculos musicais varia muito de grupo para grupo. A média de tempo dos ensaios que participei é de cerca de 3 meses. No final desse tempo, com ensaios separados, tudo é combinado em sequência e ajustado.


gif

E o que isso tudo tem a ver comigo?

Lembra quando você começou a aprender a dirigir? Tinha que parar para pensar onde ia o pé, o que fazer com as mãos, para qual lado virar o volante. Você ficou bom quando? Quando repetiu muitas vezes! Nós, serem humanos, ficamos excelentes quando repetimos. Se não somos bons no negócio, passamos a entender a lógica e a fazer com mais qualidade. Se a gente já é bom, fica ainda melhor!


gif


Tanto o espetáculo musical quanto a LIVE tem o mesmo objetivo: parecer natural para o público. E quando mais repetido, mais natural fica! O público adora sentir que o que ele está assistindo está fluindo sem dor, naturalmente. E, se é dolorido para você fazer LIVES, qual é a forma mais assertiva de tornar mais natural? Ensaiando. Repetindo. Se filmando várias vezes.

Formas de ensaiar

  • Você pode começar ensaiando na frente do espelho. Fale olhando para os seus próprios olhos, te ensinando. Isso mesmo! Pense o seguinte: vou contar para a minha versão no espelho sobre o meu assunto.


  • Antes de ir para o ar, você pode ensaiar falando para o celular na posição que ele irá ficar durante a LIVE, com a câmera ligada. Assim você tem uma ideia melhor o que aparece na câmera. Você pode mexer os braços e ver até onde eles podem ir, e o quanto você pode aproximar e se afastar sem sair do quadro.


  • Você pode ensaiar com alguém de verdade! Sabe aquele seu amigo bacana, aquele primo, sua irmã? Escolha uma pessoa que você confia e pode utilizar uma vídeo chamada com trechos que você tem dificuldade. Depois de falar pra pessoa do assunto que você vai falar na LIVE, você pode perguntar: Você entendeu TAL assunto? Qual foi a parte que você mais gostou? Tem alguma sugestão de melhoria?

Lembre-se que todo dia é de aprendizado! Quanto mais treinar, melhor você vai ficar. Seja na LIVE ou na vida :)



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
marca_BLOG_edited.png